Apesar da Microsoft e da Sony terem anunciado que o lançamento das futuras gerações de seus consoles estar longe, parece que o Xbox 720 [como tem sido chamado nas interwebs] e o Playstation 4 estão bem perto de dar as caras. Ambos os players ainda vendem muito bem, mas a grande verdade é que as duas empresas já estão na fase final do desenvolvimento dos novos. Muitos executivos da área já viram os consoles e as primeiras impressões são excelentes.

Não, essas não são as logomarcas oficiais.

Os dois players não deram as caras na E3 2012, mas a Sony, por exemplo, tem se pronunciado continuamente sobre a próxima geração da sua máquina de jogos. Scott Rohde, o ‘cabeça’ de desenvolvimento de softwares da SCEA, falou que o console não foi apresentado esse ano porque sentiram que não era o momento, mas confirmou que jogos já tem sido desenvolvidos para o console, apesar de não ter data de lançamento confirmada para o console. No último mês, desenvolvedores de jogos já estariam confirmando o recebimento do segundo kit de desenvolvimento para o Orbis [Playstation 4]. Segundo eles, ainda existia a especulação de que a versão final do console deve aparecer em janeiro de 2013. Ainda falando em rumores, algumas especificações técnicas foram divulgadas. Especula-se que o PS4 terá um processador que ajudará a placa de video a rodar os gráficos da geração 1080p60, além de jogos 3D; tudo isso com uma memória RAM de 8GB ou 16GB, leitor de Blu-ray, HD padrão de 256GB, Wi-Fi e Thernet e saída HDMI. Ou seja, a Sony está apostando pesado nessa nova geração.

Conceito do novo PS4 feito por designers.

Quanto ao Xbox, espera-se que a Microsoft migre para o blu-ray. Apesar da Microsoft ter exclusivos de qualidade, a mídia, já quase ultrapassada, pode acabar limitando grandes títulos, além de dividí-los em várias mídias. Também espera-se que ele venha com o Kinect, seu sensor de movimentos, integrado ao aparelho, além da maioria das atualizações esperadas para o PS4, como suporte ao 1080p60 e 3D. Apesar dos rumores sobre problemas no desenvolvimento, e da própria Microsoft informar que não lançaria um novo console antes de 2014, rumores indicam que a Microsoft lançará mesmo o Xbox 720 [chamado internamente de Durango] em 2013. É comum o uso de codinomes na Microsoft. Lembrem que o Kinect se chamava Project Natal até, praticamente, o seu lançamento no mercado. A empresa continuará evitando falar sobre o lançamento de um novo console, até porque ela espera que você continue comprando o anterior que está nas lojas hoje.

Conceito do Xbox720 criado por designers.

A verdade é que o PS3 e o Xbox 360 ainda terão uma vida útil muito grande. Vide o PS2 que continua sendo desenvolvido no modelo slim após quase 13 anos desde seu lançamento. E o desenvolvimento de jogos para as duas plataformas está altamente aquecido e melhorando a cada novo game. Mas, independente do lançamento dos novos consoles, a certeza é de que eles serão excelentes e trarão novidades que durarão mais alguns anos, para o bem da tecnologia.

Video conceito do Playstation 4.

Tags: , , , , , ,


Deixe um Comentario