Aconteceu entre os dias 08 e 11 de janeiro a CES 2013 [Consumer Electronics Show], maior feira de eletrônicos do mundo, onde mais de 3 mil expositores apresentaram ao mundo seus inovadores projetos tecnológicos. E quando falamos em tecnologia, queremos dizer que tem para todos os gostos: de pavilhões lotados de TVs de alta definição a gadgets de dar inveja a Gene Roddenberry, a carros com tecnologias antes apenas imaginadas nos filmes mais criativos do James Bond. Resumindo: é o lugar dos sonhos para qualquer nerd aficcionado por tecnologia.

Uma das grandes atrações da feira e que deixou o mundo da tecnologia em polvorosa, foram as TVs com resolução 4K. A tecnologia 4K não é nenhuma novidade, porém agora ela parece mais próxima de nós, aperfeiçoada e pronta para chegar ao mercado. A Sony e a LG exibiram videos do carnaval brasileiro filmado com cameras 4K [afinal, de que adianta a resolução se o conteúdo está aquém?] e que deixaram os espectadores boaquiabertos com a realidade e a qualidade das imagens. A Samsung também marcou presença nos stands com sua TV megalomaniaca de 110” e com um design diferente de todas as TVs que estamos acostumados. Os preços dos aparelhinhos ainda estão um pouco salgados [por volta de 12 mil doláres], mas a promessa é que eles possam, em breve, custar um pouco mais que as TVs 1080p que temos atualmente – algo próximo dos 5 mil doláres. Ainda é um valor proibitivo para a maior parte da população, mas que aponta um caminho interessante rumo à popularização da tecnologia e à uma queda nos preços nos próximos anos.

Mas nem só de TVs foi feita a CES 2013. Os apaixonados por som também tiveram seu lugar cativo na feira. 3 andares do luxuoso hotel Venetian, em Las Vegas, estava destinado aos audiófilos. Em cada quarto um fabricante apresentava suas novidades, de LP Players a cabos e mais cabos sem fim. Diferente dos outros stands da feira, os stands de som são sempre de muito luxo e bem acima da média do que estamos acostumados a encontrar por aí. Esse conjunto da foto aí debaixo [apropriadamente chamado de Angel Sound], por exemplo, custa nada mais nada menos que 160 mil dólares [o par]. Por outro lado, a qualidade e a pureza do som é algo inigualável, difícil de explicar com palavras.

Por fim, a feira contou com algumas novidades tecnológicas para o mundo dos automóveis. A QNX, por exemplo, empresa responsável pelos SO dos últimos aparelhos RIM [incluindo o Blackberry], demonstrou um novo tipo de painel que vai revolucionar a interação com o veículo, tudo sem comprometer a segurança ao volante. E empresa deu o nome à essa plataforma de CAR 2.0, um sistema integrado que une o painel do veículo com uma tela curva e Full HD de 17 polegadas. É ela que concentra uma série de serviços como GPS, navegador [o mesmo do novo BlackBerry], rede 4G, previsão do tempo, videoconferências e funções de dentro do carro, como abrir e fechar as janelas. Até o touchscreen possui uma tecnologia inovadora; é o sistema “pré-toque”, que reconhece o local onde você vai colocar o dedo antes mesmo de encostá-lo na superfície.

Muito mais ainda foi apresentado na feira, de “tablets de papel” a videogames dispostos a desbancar a hegemonia dos consoles da Sony e da Microsoft. Alguns reclamaram que a CES tem focado mais em tecnologia e esquecido um pouco dos aparelhos mobile. Por outro lado, as empresas tem guardado seus principais lançamentos para a MWC 2013, feira totalmente focada em mobile que acontecerá no final do mês de fevereiro, em Barcelona. O importante é que, apesar de ainda distantes da maioria da população, ou até mesmo ainda em fase de testes e sem previsão de serem lançadas oficialmente, as tecnologias apresentadas na feira apontam um caminho interessante para o mundo. Aos poucos as inovações tecnológicas passam a se inserir cada vez mais no nosso cotidiano, ora facilitando as tarefas diárias, ora criando entretenimento de qualidade cada vez superior. Então que venha a CES 2014 e as tecnologias que envolvem viagem no tempo [não custa sonhar, certo?].

-

Fonte: Gizmodo

Tags: , , , , , ,


Deixe um Comentario